25 de abril de 2011

13ª Semana - Os rins do bebê a todo vapor



 Seu bebê: Começa uma nova etapa, o período de maior instabilidade terminou. O bebê está prestes a dobrar de tamanho e os rins já trabalham com força total. Agora seu filho consegue urinar perfeitamente – o líquido amniótico que ele vem engolindo já é excretado pelo seu próprio aparelho urinário. A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento. Chegou a vez de o resto do corpo ganhar volume.

Sua gravidez: Acredite: já se passaram três meses desde o dia da fecundação. Marque essa conquista no diário da sua gravidez. A fase mais crítica terminou, mas os cuidados continuam. A vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, é muito importante no estágio em que você se encontra, pois contribui para a formação dos glóbulos vermelhos, evitando a anemia. Se for viajar, confira com o médico se está tudo bem. Lembre-se de que você vai precisar de algumas pausas no caminho para ir ao banheiro, já que a vontade de urinar é mais frequente na gestação. Procure não ficar sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras. E leve água de coco na bagagem para o caso de se sentir enjoada durante a viagem. Quando chegar ao destino final, coloque as pernas para o alto – isso ajuda a reduzir os inchaços.

--> Leia mais...

16 de abril de 2011

Doutora em Desenvolvimento Infantil

Certo dia, uma mulher chamada Ana foi renovar a sua carta de condução. Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar. O funcionário insistiu: “O que eu pergunto é se tem uma ocupação, um trabalho.”

- “Claro que tenho um trabalho”, exclamou Ana. “Sou mãe.”

-“Nós não consideramos isso um trabalho. Vou por dona de casa”, disse o funcionário friamente.

Uma amiga de Ana, a Marta, soube do que se passara e, durante algum tempo, meditou no assunto. Num determinado dia, encontrou-se em situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura, eficiente. O formulário parecia enorme, interminável.

- A primeira pergunta foi: “Qual é a sua ocupação?”

- Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu: “Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas.”

A funcionária fez um ar de estupefação e Marta repetiu palavra por palavra a sua afirmação. Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou perguntar:

- “Posso saber, o que é que a senhora faz exatamente?”

Sem qualquer hesitação, em tom firme, com muita calma, Marta explicou: “Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa.”

Pensando na sua família, ela continuou: “sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, por vezes de 24 horas.”

À medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.

Quando regressou a casa, Marta foi recebida pela sua equipe: três meninas: 13, 7 e 3 anos. Subindo ao andar de cima da casa, ouviu o seu mais jovem projeto, um bebê de seis meses, a ensaiar um conjunto de novas sonoridades. Feliz, Marta tomou o bebé nos braços e pensou na glória da maternidade, suas múltiplas responsabilidades e horas intermináveis de dedicação…
“Mãe, onde estão os meus sapatos? Mãe me ajuda a fazer os deveres? Mãe, o bebê não para de chorar. Mãe, vai-me buscar à escola? Mãe, vai à minha aula de ballet? Mãe, compra-me…? Mãe…?”

Sentada na cama, Marta pensou: “Se ela era doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós?”

E logo descobriu um título para elas:

Doutoras-sênior em desenvolvimento infantil e em relações humanas. As bisavós, doutoras executivas-sênior. As tias, doutoras-assistentes.

E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras:

Doutoras na arte de tornar a vida melhor.
--> Leia mais...

12ª Semana - Os olhos estão piscando

Seu bebê: Morando num casulo pouco maior do que uma bola tênis, seu futuro bebê dobrou de peso nos últimos 15 dias. Agora está com 14 g e mede cerca de 60 mm. Suas cordas vocais também estão em formação. Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas começaram a crescer. Além de receber nutrientes e oxigênio do corpo da mãe, o bebê também já pode responder a alguns estímulos. Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos, abrir a boca e até ensaiar seu primeiro xixi, uma vez que os rins estão quase totalmente formados.

Sua gravidez: Você já percebeu a pequena saliência que está se formando em seu abdômen? Provavelmente suas antigas calças nem cabem mais ou estão incrivelmente apertadas. Isso está acontecendo porque finalmente seu corpo começa a refletir as notáveis mudanças que ocorrem dentro dele. São os sinais de gravidez se tornando mais evidentes. Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos, como na época que precede a menstruação. E, assim, como as calças, o sutiã também irá parecer menor. Os mamilos se tornam pesados e as aréolas mais escuras. Além disso, talvez você comece a engordar. Deste momento em diante, finalmente, as náuseas e os enjoos, que tanto a incomodaram nas primeiras semanas, vão desaparecer. Daí, com o fim dessa sensação pra lá de desagradável, seu apetite vai reaparecer. Por isso, não estranhe se passar a sentir uma baita fome. Não é à toa: o bebê precisa de muitas vitaminas, proteínas e minerais para se desenvolver com saúde.

--> Leia mais...

14 de abril de 2011

TN - 2º Ultrassom

Ontem fizemos o ultrassom da Translucencia Nucal. Está tudo bem graças a Deus. Foi tão emocionante! Ele estava super ativo, ficava pulando, as perninhas e bracinhos não paravam um segundo. Nosso baby já está com 4,3 cm. Agendamos o próximo ultra para o dia 11 de maio quando tentaremos ver o sexo. Até lá aja expectativa!

--> Leia mais...

12 de abril de 2011

Translucência Nucal

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11ª e 13ª semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética. Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.

Síndrome de Down - A mais conhecida das alterações cromossômicas é a Síndrome de Down, onde, além da TN, a idade materna e a história anterior na família de alteração cromossômica também são importantes para calcular o risco. Para se ter certeza do diagnóstico de Síndrome de Down é preciso realizar outros exames como o estudo de cariótipo fetal (aminiocentese).

Dos fetos que apresentam a TN aumentada e o cariótipo normal, há grandes chances de mal-formações do coração, síndromes genéticas ou mesmo o não desenvolvimento pleno do feto resultando em abortos espontâneos ou morte intra-útero.

Toda mulher tem algum risco de dar a luz a um bebê com alguma alteração cromossômica. Se a mamãe tiver 25 anos, o risco inicial é de 1/430, isto é, a cada 430 mamães, 1 terá um filho com anomalia cromossômica. Caso tenha 35 anos, o risco sobe para 1/125. Mas esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com os fatores já mencionados aqui, entre os quais a idade da mulher (quanto mais velha a mamãe grávida, maior é o risco) e de história na família de alterações, chamado de risco ajustado ou individual.

Como é um exame simples e não invasivo, ou seja, não há risco para mamãe e nem para bebê, esse exame deve ser realizado rotineiramente no pré-natal em todas as mamães grávidas.
A partir do cálculo desse risco deve-se então verificar a necessidade de se realizar exames mais invasivos para se ter a certeza do diagnóstico, possibilitando tratamento mais específico e o aconselhamento genético para o casal sobre as possíveis anomalias do seu bebê.

A Translucência Nucal também proporciona verificar com mais precisão a idade gestacional da mulher, facilitando o acompanhamento do crescimento fetal.

Caso a TN estiver aumentada, não tenha medo e pergunte tudo o que lhe passar pela cabeça na consulta médica. Quanto mais conhecer o seu bebê, melhor vai poder cuidar da maior preciosidade que você carrega.

Amanhã irei fazer esse exame. Confesso que estou um pouco apreensiva.Todas mães desejam que seu filho seja perfeito, nada verdade acho que é grande o medo de ter um filho com algum tipo de deficiência e não saber se dará conta! Que seja feita a vontade de Deus.
--> Leia mais...

Ultrasom ao longo da gravidez

A verdade seja dita: não há exame mais esperado durante a gravidez do que a ultra-sonografia. É ela que revela o sexo do bebê, que mostra todos os dedos, que estima peso e altura. Para satisfazer tanta curiosidade dos pais (e também ser útil para o médico acompanhar o desenvolvimento do feto), deve ser realizada em diferentes momentos da gravidez.

Ultra-som vaginal
Um dispositivo chamado transdutor é colocado na vagina. Nesse caso, a ultra-sonografia mostra o tempo de gravidez, o crescimento fetal e se o embrião está alojado no útero. Indicada a partir da 5ª semana, quando dá para visualizar o saco gestacional.

Translucência nucal
Com o aparelho de ultra-som posicionado no abdome ou na vagina, mede-se o acúmulo de líquido na nuca do feto. O ideal é que esteja abaixo de 2,5 milímetros. “O aumento da medida da prega da nuca está associado ao risco mais elevado de síndrome de Down e a outras anomalias cromossômicas”, explica o obstetra Luiz Roberto Milano Silva, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. Indicada entre a 11ª e 14ª semana. Isso porque, depois desse período, o volume do líquido se altera e o exame perde sua validade.

Ultra-som morfológico
Com o aparelho sobre a barriga, avalia toda a anatomia e detecta mais de 85% das más-formações do bebê. É indicado entre a 20ª e a 24ª semana. “Nesse período, os órgãos já estão bem definidos, então é possível diagnosticar precisamente más-formações de pés, mãos, face, coluna, coração, trato urinário e diafragma”, afirma Luiz Roberto Milano Silva, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. É possível também, com quase 70% de acerto, determinar o sexo do bebê.

Dopplervelocimetria
Pelo abdome, permite a análise do fluxo de sangue pelas artérias e veias do bebê. Também averigua o peso e as condições da placenta e do líquido amniótico. Deve ser realizada em todos os exames de ultra-sonografia.

Ultra-som 3D
Vale como complemento ao ultra-som convencional. “Não é um exame fundamental em termos de avaliação do feto”, afirma o obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. É eficiente, no entanto, para detectar más-formações nas extremidades e no rosto, como a fenda labial. Indicada após a 34ª semana, fase em que, segundo os médicos, a imagem tem a melhor definição.
--> Leia mais...

11 de abril de 2011

Semana 11 - Fim dos enjoos

Seu bebê: Apesar de um tanto quanto desproporcional em relação ao resto do corpo, a cabeça de seu futuro filho já está bem delineada. Nesta fase, o diafragma, o músculo da respiração, também está em pleno processo de desenvolvimento. Assim, é normal se ele começar a soluçar um pouco. Os movimentos são tão sutis que você nem irá perceber. Com os dedinhos separados, em breve o bebê conseguirá abrir e fechar as mãos. Os órgãos genitais externos também estão se formando agora. Porém será preciso esperar mais um pouco para saber se o quarto da criança será azul ou cor-de-rosa.

Sua gravidez: Esta semana você deve estar cheia de dúvidas. O que eu não posso comer? Quais remédios devo evitar? Nada mais natural. A futura mãe precisa ser cuidadosa, pois tudo o que ela consome é absorvido pela criança. Os médicos ainda não entraram em um consenso sobre o limite de álcool diário permitido à gestante, mas já se sabe que a bebida pode interromper o desenvolvimento do futuro bebê, afetando principalmente cérebro, olhos e sistema respiratório. Portanto, o melhor é passar longe de tudo que for alcoólico. Aproveite para reduzir o açúcar – exagerar nos doces não é nada saudável – e modere também o sal, que pode elevar a sua pressão. Ah, você reparou que os enjoos estão reduzindo? Pois é, agora a maior parte das mulheres costuma se ver livre do incômodo.



Os meus enjoos continuam firme e forte! rsrsrs Mas como acabei de entrar nessa semana vou acreditar que até o final dela estarei melhor!
--> Leia mais...

6 de abril de 2011

Consulta Médica - Pré-Natal

Ontem fomos a médica para fazer o pré-natal, ela disse que está tudo bem. Emagreci 1kg, afinal o ultimo mês foi complicado. Quando não estava enjoada estava com refluxo! Aliás infelizmente ainda estou nessa situação, estou com a receita de 2 medicamentos para enjoo, um dele há de funcionar! Após examinar o ultrassom a médica disse que nosso baby provavelmente nascerá entre dia 15 e 30 de outubro. Orientou que devo tomar o ácido fólico e o utrogestan até a 12ª semana. (Na próxima postagem vou explicar porque estou tomando esse último medicamento). Semana que vem faremos o exame de translucência nucal e agendaremos a partir do dia 6 de maio o ultrassom para descobrirmos o sexo do bebê. Nossa como está passando rápido! Não vejo a hora de saber se teremos uma menina ou um menino!
--> Leia mais...

4 de abril de 2011

A importância do sol na gravidez

Tomar sol na gravidez ajuda a prevenir doenças respiratórias no bebê -

Pode ser na praia, na piscina, no quintal ou na varanda de casa. Sentar no fim da tarde e tomar aquele solzinho é uma delícia, não é? Se você está grávida, aproveite porque ele faz muito bem para o seu bebê.

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado na revista Pediatrics, mostrou que um alto nível de vitamina D em bebês pode prevenir infecções respiratórias durante a infância. Apesar de ser encontrada em vários alimentos (como fígado, ovos, carne, manteiga, peixes - inclusive os enlatados - e óleo de fígado de peixe), a vitamina D necessita do Sol para ser absorvida pelo organismo. Por isso, muitas crianças nascem deficientes desse nutriente.
Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram a concentração da vitamina no cordão umbilical de 922 recém-nascidos e acompanharam a quantidade da mesma até as crianças completarem 5 anos. Aquelas com baixos níveis de vitamina D apresentaram duas vezes mais chances de desenvolver infecções respiratórias comparadas àquelas com maior concentração do nutriente no sangue. Os pesquisadores também notaram que a maioria dos bebês que nasceu durante o inverno tinha baixos níveis de vitamina.

“Considerando que as infecções respiratórias são a causa mais comum de asma, suplementos de vitamina D ajudam na prevenção, particularmente durante o outono e o inverno, quando os níveis de vitamina D caem e aumentam os casos da doença”, explica o especialista Carlos Camargo, que conduziu o estudo. Estudos anteriores feitos pela equipe de Camargo mostraram que filhos de mulheres que tomaram suplementos de vitamina D durante a gravidez eram menos propensos a desenvolver chiado no peito (o que os médicos chamam de sibilância) durante a infância. 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer
--> Leia mais...

3 de abril de 2011

Estar grávida é...

Estar grávida é.....

... ler 50 vezes o resultado positivo do exame para ter certeza que está correto.
... ficar chocada ao saber que uma gestação dura 40 semanas e não nove meses como todo mundo diz por aí.
... se pegar imaginando, por horas a fio, como será os olhos, os cabelos e a pele do filho que vai chegar.
... torcer, e muuuuuuito, para que ele nasça perfeitinho.
... nunca mais dizer "ai, se fosse meu filho!" quando encontrar uma criança tendo acessos de birra no corredor de um shopping center.

... sair na rua e só enxergar mulheres grávidas.
... ter sono, muito sono.
... esperar ansiosamente pelo dia do ultrassom, e assim que sair de lá, esperar ansiosamente pelo próximo!
... aprender a enxergar o filho nas manchas de um ultra-sonografia.
... ler muito sobre gravidez, pular o capitulo do parto (pois ainda é muito cedo pra se preocupar) e ir direto para os cuidados com o bebê. ... ir ao shopping e desejar apenas coisinhas para o filho. ... torcer para ficar barriguda.
... ficar muito esquisita e descobrir uma incrível capacidade de sentir todas as emoções em uma hora, da alegria descontrolada ao mau humor sem fim.
... acordar várias vezes de madrugada para fazer xixi.
... reparar que seu marido fica muito mais interessante como pai do seu filho e perceber que foi o único homem capaz de te presentear com tamanha alegria.
... rir sozinha ao sentir o bebê mexer, mesmo que ele te acorde várias vezes durante a noite, porque você não esta numa posição confortável para ele.


Só estando grávida pra saber o gostinho dessas coisas..
--> Leia mais...

Miguel e nosso Baby em: "Uma conversa entre primos!"


Nesse final de semana assistimos esse vídeo e nos apaixonamos. Mostrei para minha irmã e meu cunhado. Todos concordaram que seu o Miguel (meu sobrinho) for como a mãe e nosso baby for igual ao pai farão isso o tempo todo! Dadadadadadada, dadadadadada, dadadadadada, dadadada... rsrsrsrs Duas matracas conversando!! rsrsrs
--> Leia mais...

2 de abril de 2011

10ª Semana - Começa o período fetal

Seu bebê: Ele acaba de entrar no período fetal, isto é, o embrião se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e amadurecimento. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria dos órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Mas esse peso vai aumentar bastante nas próximas semanas.

Sua gravidez: Capriche na alimentação, pois o que é bom para você também é para o bebê. Suas refeições devem ser ricas em vitaminas e sais minerais. Isto porque a grávida precisa de 300 a 500 calorias a mais diariamente em relação a outras mulheres. Se você tem gatos de estimação, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. Peça para que outra pessoa faça isso no seu lugar. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infecção perigosa para o feto. Mesmo que os exames para identificar esse problema tenham dado negativo, você não pode se descuidar.Ao fim da décima semana, seu médico já deve ter solicitado a primeira ultrassonografia. Ela é importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformação congênita. Para mulheres acima de 35 anos e com histórico familiar de síndrome de Down, muitos médicos recomendam o exame de translucência nucal. E segure a ansiedade: dificilmente nesta fase do desenvolvimento é possível saber se você espera uma menina ou um menino
--> Leia mais...