27 de setembro de 2012

Gi Engatinhando

Com 11 meses, Giovana decidiu engatinhar!
Depois de muito insistir, Gi começou a engatinhar... seus primeiros passos foi com o vovô Carlos que incentivava a cada novo passo com elogios e palmas!!
Eu estava presente e fiquei emocionada de ver minha pequena se movimentar. Mesmo tentando não me preocupar, ficava incomodada com os comentários das pessoas que diziam que "não era bom pular essa etapa".

Gi, minha menina linda! A mamãe está muito orgulhosa de você por mais essa conquista!
Te Amo.
--> Leia mais...

24 de setembro de 2012

11 Meses - Giovana

Independência física maior- A um mês de completar 1 ano, o bebê não é mais aquela coisinha frágil que não conseguia fazer nada sem você. Apesar de ainda requerer muitos cuidados e atenção, a independência física do seu filho fica cada vez mais evidente. Ele anda segurando nas suas mãos e estica o braço ou a perna para ajudar na hora de ser trocado. Durante as refeições, o bebê toma água no copinho (algo que algumas crianças levam mais tempo para fazer) e se alimenta com as próprias mãos. Detalhe: prepare-se para se abaixar bastante, já que jogar tudo no chão continua sendo um ato irresistível.

Leitor do futuro - Olhar livros e virar páginas é um dos passatempos preferidos do seu filho, mesmo que ele não necessariamente consiga virar uma folha por vez. As crianças costumam ter livros favoritos e sempre querem "ler" os mesmos.

Individualidade - Nesta fase, o bebê começa a brincar ao lado de outras crianças ou dos irmãos, mas não junto com eles, na chamada brincadeira paralela. Ele tem um bichinho de pelúcia, um paninho ou até uma fralda de pano como objeto de estimação, que o tranquiliza e traz segurança. Certifique-se de ter esse "amigo" na sacola se seu filho for passar a noite na casa da vovó ou em algum outro lugar.

Hora de começar a impor limites - O bebê provavelmente entende instruções simples e pode decidir ignorá-las. Para fazer com que a palavra "não" tenha mais peso, reserve-a para situações realmente perigosas. E mesmo que o bebê esqueça amanhã o que foi dito hoje, comece a impor limites e a ensinar seu filho a distinguir o certo do errado.

Você não está sendo maldosa se não deixar uma criança comer duas fatias de bolo, simplesmente está tomando uma decisão sobre o que considera melhor para ela. Caso seu filho puxe o rabo de um animal, diga "isso machuca o bichinho" e depois ensine a passar a mão para fazer um carinho. O desejo do bebê de explorar o mundo é mais forte do que o de ouvir às suas advertências, então cabe a você protegê-lo e mostrar como as coisas devem ser. O que pode às vezes parecer provocação é apenas a curiosidade natural das crianças de ver como tudo funciona.

Muitas palavras - Palavras e sons parecidos com palavras jorram agora da boca do bebê, que consegue expressá-los com significado. À medida que os lobos frontais do cérebro gradualmente se desenvolvem -- coincidindo com uma maior capacidade cognitiva, como a da fala --, estimule o interesse pela linguagem prestando atenção no que seu filho diz e respondendo às suas interjeições. Esse tipo de interação é crucial para o aprendizado da comunicação como uma via dupla. Brincadeiras de esconder ou que unam música e gestos são boas maneiras de aperfeiçoar a memória do bebê.

É mais fácil para as crianças seguir suas orientações se isso for feito a partir de um passo a passo bem simples.

Fonte: http://brasil.babycenter.com
--> Leia mais...