24 de dezembro de 2011

Giovana - 2 meses

Na véspera de Natal a Giovana completou 2 meses de vida. Foram dias muito especiais. O que mais se destacou nesse mês foram os sorrisos que se tornaram mais frequentes. Eu e o Fê ficamos que nem "bobos" fazendo gracinhas, cantando e pulando para ver um sorriso em seu rosto! E quando ele chega é maravilhosa a sensação.
Percebemos que ela começou a reconhecer mais rápido nós dois. Dessa maneira passou a chorar quando outras pessoas a carregam.

O bebê de 2 meses: 

Primeiros sorrisos de verdade: A partir daqui, tudo o que você fizer será recompensado com lindos sorrisos desdentados. Os primeiros sorrisos para valer certamente figuram entre as conquistas que mais tocam o coração dos pais. De certo modo, é a hora do retorno. Você troca fraldas, alimenta, dá banhos, beija e acaricia seu bebê sem grandes recompensas. Mas, de repente, acontece: seu filho sorri e você tem certeza de que não é coincidência. É um momento especial, mesmo que a noite anterior tenha sido dificílima. (Como disse anteriormente, é fantástico o que um sorrisso faz! Esses dias estava cansada, irritada e de repente um sorriso! Nada mais teve importância!)

Desenhos mais complexos em alta : Aos 2 meses, o bebê começa a deixar para trás sua preferência inicial por objetos de duas cores e passa a gostar de desenhos detalhados, com padrões, cores e formas mais complexos. Deixe seu filho olhar e tocar uma gama maior de objetos. Entre as boas opções estão brinquedos de plástico e bolas macias. (A Gi ganhou vários brinquedos coloridos que fazer diversos tipos de som. Quando apresentamos a ela conseguimos sorrisos e pequenas falas)

Sono por mais tempoSe o seu filho dorme a noite inteira, sinta-se privilegiada. A maioria dos bebês ainda requer uma ou mais mamadas durante a noite. Mas a boa notícia é que ele já deve estar dormindo por períodos maiores, assim como ficando acordado por mais tempo. Grande parte dos bebês de 2 meses dorme em ciclos de duas a quatro horas e permanece acordada por até dez. (Ela tem dormido melhor a noite. Chega a dormir 5 horas. Durante o dia tira cochilos de 30 min a 1h.)

Movimentos menos bruscosOs movimentos parecem mais controlados. Você perceberá que o uso descoordenado de braços e pernas dos dias de recém-nascido deu lugar a movimentos mais serenos e arredondados. Aos 2 meses, a criança também começa a conseguir pegar objetos voluntariamente. No início, o ato de pegar alguma coisa era mais involuntário e instintivo. A aptidão vai se aprimorando nos próximos meses, e aos 4 meses ela conseguirá segurar o que quiser. (Os movimentos estão mais coordenados sim, mas ainda não consegue abrir a mão para pegar objetos, mas consegue encostar neles com a mão fechada.)

Gi, minha filha querida, parabéns por mais 1 mês de vida! 
A mamãe ama muito você!
--> Leia mais...

23 de dezembro de 2011

Esperança de um mundo melhor

Essa música me traz a esperança de que o mundo pode ser melhor! Não quero aqui fazer propaganda da marca em questão, quero somente que preste atenção nessa música.

--> Leia mais...

Meu presente de Natal

Há 1 ano atrás escrevi neste blog uma carta ao Papai Noel (http://desejobaby.blogspot.com/2010/12/carta-ao-papai-noel.html), nela eu estava pedindo de presente de natal um lindo bebê! 
Meu pedido foi realizado! No dia 24 de dezembro ela fará 2 meses de vida. Hoje estou aqui para agradecer ao Papai Noel, frisando que Noel é somente o nome que eu dei a um Ser supremo que acredito que existe e vem disfarçado nesta época do ano. 

Eu tinha um sonho, um desejo do fundo do meu coração e hoje consegui conquistar e sou muito grata por isso. À você que também tem um sonho, acredite nele, lute por ele, tenho certeza que conseguirá alcançar. Tudo ao seu tempo! 

Um Feliz Natal a todos, 


"Que o Natal comece no seu coração 
Que seja pra todos, sem ter distinção 
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for 
O melhor presente é sempre o amor"


--> Leia mais...

9 de dezembro de 2011

Vitaminas para o Bebê


O médico da Giovana receitou AD-TIL (2 gotas) e Cewin (10 gotas) que deverá ser tomado até 1 ano de idade. Segue informações dos medicamentos:

AD-TIL: Prevenção e tratamento dos estados carenciais de vitaminas A e D principalmente nas fases de crescimento, em casos de raquitismo, espasmofilia, osteomalácia e para aumento da resistência às infecções.
A vitamina A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; atua no organismo, aumentando a resistência às infecções e concorrendo para a integridade dos epitélios. É fator importante no crescimento e desenvolvimento de crianças e lactentes. Específico na prevenção de xeroftalmia e ceratomalácia, o que leva à cegueira. Entra na composição da rodopsina, indispensável à adaptação da visão na obscuridade.

A vitamina D, outro componente de Ad-til, é por excelência anti-raquítica e fixadora do cálcio e fósforo. É, portanto, uma vitamina indispensável em qualquer época da vida humana. Influi no crescimento, desenvolvimento e na dentição.


CEWIN: é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância denominada ácido ascórbico ou vitamina C. CEWIN combate a deficiência desta vitamina no organismo e está indicado em todos os estados em que há necessidade de vitamina C no organismo. A vitamina C é usada ainda como auxiliar do sistema imunológico e nas fases de crescimento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
--> Leia mais...

Giovana de Brincos

Nessa quarta-feira (dia 7) finalmente conseguimos colocar o brinquinho na Giovana. Atualmente a Vigilância Sanitária proibiu que furasse a orelha no hospital e autoriza as farmácias furarem somente depois de 3 meses. Foi difícil encontrar alguém que tivesse experiência e viesse em casa. Minha querida vizinha Dani me indicou uma enfermeira que é berçarista na Unimed Sorocaba. Além de experiente a Mazé (enfermeira) foi muito atenciosa e carinhosa com a Gi. Ela chorou um pouco, mas acredito que foi porque seguramos firme seu braços. Foi utilizado anestésico local e furado com o próprio brinco. Ela ficou tão linda, feminina! Amooooooooo...

Muitos pais ficam em dúvida se devem ou não furar as orelhas de suas menininhas recém-nascidas. Essa decisão é, na verdade, estritamente pessoal, pois apesar de o procedimento ser um pouquinho dolorido, ele não é contra-indicado ¿ e a dor é daquelas que passam no mesmo instante. Se vocês decidirem pelo sim, vejam o que precisa ser levado em consideração.

Na hora de fazer os furinhos: Certifiquem-se que o profissional que irá fazer o furo tem uma boa experiência no assunto. Na maioria das vezes, a própria maternidade indica uma enfermeira que faz esse trabalho, que pode ser feito em casa após a alta.do berçário. Hoje em dia, o método preferido é utilizar o próprio brinco ou uma agulha desinfetada, que é mais rápido e simples. Algumas pessoas, que têm experiência em furar orelhas, aplicam um anestésico local cerca de 30 a 40 minutos antes de furá-las. A pistola utilizada nas farmácias não é recomendada para os bebês recém-nascidos, apenas para as crianças maiores.  A cartilagem dos bebês ainda é bem molinha, por isso a agulha pode atravessá-la facilmente. E não se assuste com a dorzinha, como dissemos acima, ela realmente existe, mas é aquela "picadinha" que passa bem rápido. 

Sobre os brincos: Os brincos das pequeninas não podem ser grandes, com formato de argola, pontiagudos ou com detalhes que possam machucar ou enganchar na roupinha. As bolinhas de ouro ou pérola são as opções mais indicadas. E a tarracha deve ser do modelo que se encaixa no brinco e possui um fundo, para evitar que entre na orelha com o passar do tempo. E atenção: evite as bijuterias, que podem ocasionar alergias e inflamações. Nos bebês, o mais recomendado é o uso de ouro maciço (de preferência ouro de 24k), que é o material que menos causa reações alérgicas.

Higiene nota 10: A mamãe que decide colocar brincos no bebê deve ficar bastante atenta à higiene da orelha. Nos primeiros quinze dias, por exemplo, o local do furo (na frente e atrás da orelha) deve ser higienizado com álcool a 70º. Além disso, para evitar que o brinco grude na pele, ele também deve ser girado suavemente, para os dois lados, algumas vezes por dia nas primeiras duas semanas. Depois do banho, certifique-se que a região fique bem seca. E nada de tirar o brinco antes do furo ter completado dois meses, pois ele pode fechar.

Caso a orelha do bebê apresente qualquer reação, como vermelhidão, cheiro desagradável ou casquinhas, converse com o pediatra da criança o quanto antes. Ele vai avaliar se está ocorrendo inflamação e/ou infecção local e indicar o melhor tratamento a ser adotado.


Fonte: http://www.jnjbrasil.com.br. Revisado por Dra. Renata Dejtiar Waksman (Médica pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, Doutora em Pediatria pela FMUSP, Presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.)

--> Leia mais...

2 de dezembro de 2011

Antes de Ser Mãe

Antes de ser mãe...

Eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas,
Tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe, eu dormia o quanto eu queria,
Nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes

Antes de ser mãe,
Eu limpava minha casa todo dia. 
Eu não tropeçava em brinquedos e nem pensava em canções de ninar. 
Antes de ser mãe, eu não me preocupava: 
Se minhas plantas eram venenosas ou não. 
Imunizações e vacinas então, eram coisas em que eu não pensava.
  
Antes de ser mãe,
Ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,
Nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.

Antes de ser mãe,
Eu tinha controle sobre a minha mente,
Meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos,
E dormia a noite toda.

Antes de ser mãe,
Eu nunca tive que segurar uma criança chorando,
para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha.
Nem fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.

Antes de ser mãe,
Eu nunca segurei uma criança, só por não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar, quando não pude estancar uma dor.
Nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina, pudesse mudar tanto a minha vida e que pudesse amar alguém tanto assim.
E não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe,
Eu não conhecia a sensação, de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.
Não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
E não imaginava que algo tão pequenino, pudesse fazer-me sentir tão importante.

Antes de ser mãe,
Eu nunca me levantei à noite toda , cada 10 minutos,
para me certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor,
 a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus,
Por eu ser agora um alguém tão frágil
e tão forte ao mesmo tempo.

Obrigada meu Deus, por permitir-me ser Mãe!
--> Leia mais...