18 de outubro de 2010

Alimentação e Ácido fólico


Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B, sua deficiência na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Não adiante ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.

2 comentários:

Cida disse...

Então comece a tomar já...rsrsrsr...eu tomei ácido fólico durante 6 meses antes de engravidar, 3 meses antes de começar as tentativas e 3 meses até engravidar, depois continuei tomando nos primeiros 4 meses de gestação, agora passei para um complexo vitaminico rico em ferro....meu bebê é um pulador....não vejo a hora de descobrir se é menino ou menina...beijossss madrinha Cá....

Anônimo disse...

Carol, estou amando seu blog amiga!!!!! E sempre na tordida pelo baby!!!!!!Bjksssss