7 de novembro de 2011

Teste do Pezinho

O que é o Teste do Pezinho? O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples, conhecido também como exame de triagem neonatal, e tem por objetivo o diagnóstico precoce e prevenção de doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê se não forem tratadas antes mesmo do aparecimento dos sintomas, como por exemplo a deficiência intelectual (retardo mental). O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.

Como é feito? O teste é feito de forma bem simples, o bebe leva uma picadinha no calcanhar, pois é um local com muitas ramificações de vasos sangüíneos o que permite a coleta bem rápida. O bebê chora por ser uma sensação nova para ele.

Quando deve ser feito? O ideal para se realizar o Teste do Pezinho é aguardar o prazo de 48 horas após o seu nascimento, pois se for realizado antes deste período poderá haver influência do metabolismo da mãe nos resultados.

Tipos de Teste do Pezinho: No Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Triagem Neonatal é gratuito. O teste cobre a identificação de até quatro doenças. Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho, em que os Estados devem se adequar:

1ª Fase :
Fenilcetonúria - (Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave);
Hipotiroedismo Congênito - (A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.);

2ª Fase :
Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias - (As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.)

3ª Fase :
Fibrose Cística - (Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos)

Também existem outros tipos mais completos de Exames do Pezinho (conhecidos como teste do pezinho ampliado ou teste do pezinho expandido) capaz de diagnosticar mais de 30 doenças e reduz o número de resultados falso-positivos, permite a análises das Acilcarnitinas (somente possível pela Espectrometria de Massas em Tandem), viabiliza o diagnóstico da deficiência de MCAD em neonatos e possibilita a detecção da Fenilcetonúria em amostras de crianças a partir de oito horas de vida. O custo para a realização do exame do pezinho ampliado ou expandido pode variar de acordo com a quantidade de doenças a serem detectadas, e podem ser realizados em laboratórios e maternidades particulares, consulte o médico pediatra para maiores informações.

ResultadoNão basta fazer o exame, é essencial buscar o resultado e levar ao pediatra para avaliar, porque o resultado normal, mesmo no teste ampliado não afasta a possibilidade de doenças neurológicas genéticas ou adquiridas como por exemplo, o teste do pezinho não diagnostica a Síndrome de Down.

O Teste do Pezinho Convencional é obrigatório e gratuito. E esse é um direito que seu filho já nasce com ele.


A Giovana fez o teste do pezinho depois que saiu do hospital pois tivemos alta antes de 48 horas. Eu e minha mãe entramos junto com ela para a realização do teste. Mesmo sendo um teste simples como diz o texto acima, dá uma dor no coração ter que segurar sua filha que chora desesperadamente cada vez que a enfermeira aperta seu pezinho. A picada em si não dói, o que dói é apertar o pé para sair as gotas de sangue. Essa foi a primeira vez que senti o tão famoso sentimento de mãe: "Faça em mim, não no meu filho".
Já peguei o teste, aparentemente não deu nada, graças a Deus. Dia 5 de dezembro temos consulta com o pediatra, depois faço uma postagem das suas orientações.

Um comentário:

Fernanda disse...

Parabéns , Carol! A Giovana é lindaaa! Muito fofa! Sempre entro no seu blog pra ver as postagens! Estou grávida de 5 meses, é um menino! Ainda estamos na escolha do nome dele. Ele se movimenta a toda hora, é muito boa essa sensação! Um bjão!! Fernanda