2 de abril de 2011

10ª Semana - Começa o período fetal

Seu bebê: Ele acaba de entrar no período fetal, isto é, o embrião se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e amadurecimento. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria dos órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Mas esse peso vai aumentar bastante nas próximas semanas.

Sua gravidez: Capriche na alimentação, pois o que é bom para você também é para o bebê. Suas refeições devem ser ricas em vitaminas e sais minerais. Isto porque a grávida precisa de 300 a 500 calorias a mais diariamente em relação a outras mulheres. Se você tem gatos de estimação, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. Peça para que outra pessoa faça isso no seu lugar. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infecção perigosa para o feto. Mesmo que os exames para identificar esse problema tenham dado negativo, você não pode se descuidar.Ao fim da décima semana, seu médico já deve ter solicitado a primeira ultrassonografia. Ela é importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformação congênita. Para mulheres acima de 35 anos e com histórico familiar de síndrome de Down, muitos médicos recomendam o exame de translucência nucal. E segure a ansiedade: dificilmente nesta fase do desenvolvimento é possível saber se você espera uma menina ou um menino

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiii meu nome é Isabela. Estou fazendo Fisioterapia, ainda estou na primeira fase mas estudando bastante. Adorei seu texto, é bem isso mesmo.
E fevereiro é um mês especial pra mim também, principalmente o dia 7, quando comecei a namorar com o grande amor dqa minha vida.
dia 7/02/2008, estamos ah 3 anos e 2 meses juntos.