24 de abril de 2012

6 Meses - Giovana

Explorando as mãos: Com cerca de 6 meses (mas às vezes um pouco depois), o controle das mãos já se desenvolveu o suficiente para o bebê conseguir puxar um objeto na sua direção. Uma vez que tenha aprendido a pegar um brinquedo, ele começará a fazer o exercício de passar de uma mão para a outra. Além disso, descobrirá que deixar cair alguma coisa é tão interessante quanto pegá-la. Ao entender o conceito de causa e efeito, o mundo do seu filho ficará bem mais intrigante, e o seu, bem mais bagunçado.(Bagunçado? Muito bagunçado!! A Gi adora jogas as coisas no chão... o bom é que ela em seguida se joga em direção ao objeto para pegá-lo de volta. É muito interessante observar esse comportamento. Ela abre a mão lentamente e observa atenta o objeto cair ao chão, depois sorri!)

Destro ou canhoto? Ainda é cedo para saber se o seu bebê é destro ou canhoto. Nesta fase, a maior parte das crianças parece usar mais uma mão por algum tempo e depois a outra. Isso só será determinado ao certo quando ele tiver entre 2 e 3 anos. (A Gi usa muito mais a mão esquerda... será que vai ser como as avós?)

Mestre em rolar de um lado para o outro: A maioria dos bebês já aprendeu a rolar nos dois sentidos, uma conquista que deixa todo mundo alegre: os próprios bebês e os pais. Claro que, embora divertido para o bebê, o ato traz uma preocupação extra. Por isso, segure bem o bebê ao trocá-lo e nunca o deixe sozinho em uma cama ou qualquer outro lugar mais alto. Se você usa um trocador em cima da cômoda, e se seu bebê for muito agitado, talvez uma alternativa seja fazer as trocas com o trocador no chão. (A Giovana não quer mais ficar deitada, ou fica sentada ou em pé (é claro que com nosso apoio!). Mas quando coloco ela deitada para trocar roupa ou fralda ela vira para alcançar os objetos a sua volta.)

Socializando-se: Nesta fase, os bebês gostam de atenção e muitas vezes se esforçam para consegui-la. Em breve, você vai começar a notar ansiedade na presença de estranhos , mas, por enquanto, a socialização é mais generalizada: qualquer um que se aproximar do seu filho com uma expressão facial engraçada conquistará imediatamente a amizade dele. E não há motivos para ciúme, já que ele ainda precisa muito de você.(Em todos os lugares que vamos a Giovana faz fica sorrindo para as pessoas, principalmente aquelas que não estão te olhando! Fico até com dó quando ela encara alguém e fica sorrindo e a pessoa nem percebeu! )

O bebê também está aprendendo que seu comportamento, tanto o bom como o ruim, atrai sua atenção, o que, a partir de agora e por muitos anos pela frente, levará a criança a fazer praticamente qualquer coisa para você olhar para ela. Enquanto bebê, quase tudo o que ele faz é engraçadinho, mas, ao crescer, é mais provável que cometa travessuras só para ver a sua reação. Assim, é importantíssimo não esquecer de elogiar sempre o bom comportamento. Uma coisa vai ficando mais clara: seu filho começa a usar outras armas além de choro para obter atenção. Ele provavelmente tentará ser notado com movimentos e barulhos. Nos próximos três meses, o bebê desenvolverá uma maneira própria de fazer com que os outros saibam o que pensa, quer e precisa.(Muitas vezes a Gi grita para chamar atenção. É um grito como se estivesse me repreendendo. Se não atendo prontamente seu chamado chora magoada... Só depois de pegá-la e dar muito carinho pára de chorar!)

Seu mestre mandou... Bebês de 6 meses adoram brincadeiras de imitação, especialmente envolvendo sons e linguagem. Deixe seu filho inventar e imite os sons dele. Quando for sua vez, um bom jeito de aprender brincando é fazer barulho de animais, como au-au, co-co-ri-có e piu-piu. (Minha pequena adora ficar "falando"... é interessante que quando ela aprende um som diferente fica repetindo repetindo e repetindo... depois pára, aprende outro e começa tudo de novo. É engraçado as carinhas que acompanham o som! Sai cuspe para todos os lados.)

Vaca Mu: Aos 6 meses, a criança enxerga e ouve quase tão bem como os adultos. A comunicação também está progredindo rapidamente. Nesta idade, quase metade dos bebês repete uma sílaba -- do tipo "ba", "ma", "ga" ou outra combinação de consoante com vogal -- inúmeras vezes. Alguns chegam até a dizer mais uma ou duas, tornando o som mais complexo. Uma boa maneira de estimular seu filho é repetir o que ele diz e fazer disso um jogo ("o carneirinho fala "béééé" ou "a vaca fala "muuuuu") ou ainda prestar atenção no que ele balbucia como se você entendesse e achasse superinteressante. O bebê também já consegue reconhecer diferentes tons e inflexões de voz e poderá até chorar se você falar com ele de forma mais ríspida.(Verdade. Esses dias chamei a atenção dela porque colocou a mão dentro do prato e ela choroooooou sentida)


A risada será garantida se você colocar água em um copo e fizer bolhas com um canudinho. (Vou testar!)

Estímulo aos sentidos: Seu filho usa todos os sentidos para explorar e aprender sobre o mundo. Certifique-se de ter ao redor dele diversos objetos que ele possa tocar, colocar na boca e segurar. O bebê vai adorar apertar uma bola de plástico macio, passar a mão por texturas, ouvir um barulho de sininho dentro de um bicho de pelúcia ou babar em um mordedor gelado.(Temos mostrado para a Gi diversas texturas, quente e frio, brinquedos com musicas, sons de animais... ela adora! Principalmente colocar a maozinha no que está gelado. Ela não tira a mão rápido, fica paradinha, olha para nós e sorri! Muito fofa!)

Nenhum comentário: