14 de julho de 2012

Como lidar com o choro até 1 ano de idade


Seu bebê vai chorar bastante até completar 1 ano e aprender a falar. Conheça as causas e saiba como lidar com a situação
O choro é sagrado. É graças a ele que o bebê consegue se comunicar nos primeiros anos de vida. É também por meio das lágrimas que, já maiores, desabafamos e expressamos nossos sentimentos, mesmo em situações de alegria. Não à toa, o choro é o primeiro som que você ouve do seu filho. E, ao escutá-lo, você chora de volta, aliviada, feliz, certa de que está tudo bem. Talvez a hora do parto seja uma das poucas ocasiões na qual você vai respirar tranqüila ao ouvir esse som. Daí para a frente, ele irá chorar incontáveis vezes. 

Um indivíduo saudável, se viver até os 70 anos, produzirá cerca de 70 litros de lágrimas! Sendo assim, você terá de aprender a lidar com elas. Identificamos os motivos mais comuns do pranto do bebê até 1 ano e o que fazer para acalmá-lo. Não se esqueça que os tipos de choro são uma referência e que, para saber o que seu ele tem, você vai precisar de tranqüilidade. Veja a seguir:
FOME E SEDE
Causa -  É comum ter dificuldade para alimentar seu filho nos primeiros dias, pois vocês dois ainda estão aprendendo a lidar com a amamentação. O bebê entende a fome quase como uma dor.
Como Identificar - Antes de abrir o berreiro, o bebê manda sinais de que está com fome, chupando o dedo e abrindo e fechando as mãos. O choro é prolongado e vem acompanhado de mão na boca. 
O que fazer - Alimente-o. Só assim ele vai parar de chorar.



CARÊNCIA

Causa - O bebê pode estar carente de atenção e inseguro. 
Como identificar - O choro é manhoso e passa quando você o pega. 
O que fazer - Brinque com ele. Nos primeiros dois meses, não tenha medo de confortá-lo, pois ele precisa de segurança. Experimente trocar o berço e o carrinho pelo seu colo ou bolsas canguru. 

DOR
Causa - Pode ser ocasionada por uma batida, doença ou infecção. 
Como identificar - Normalmente, o bebê aponta o local que está dolorido. Se for uma dor de ouvido, por exemplo, vai tentar tocar as orelhas. 

DESCONFORTO 
Causa - Roupas apertadas, mesma posição no berço etc. 
Como identificar - O choro é irritado e seguido de movimentos corporais. 
O que fazer - Tire o objeto que está incomodando a criança e, de vez em quando, vire o corpo dela no berço. 

MANHA
Causa - A partir dos 9 meses, o bebê percebe que, ao chorar, consegue uma troca de fraldas, leite etc. Então, passa a usar o choro para conseguir outras coisas que deseja, manipulando os pais. 
Como identificar - Choro irritado. 
O que fazer - Se você acha que aquilo que a criança pede é desnecessário, não dê só porque ela chorou. Nessa fase, o bebê começa a engatinhar e você limita o acesso dele, por exemplo, ao controle remoto. Se ele chorar e você ceder, vai confirmar 
que consegue o que quer pela birra. 

SUSTO E MEDO 
Causa - Barulhos repentinos, como portas batendo. Perto dos 9 meses, quando a criança enxerga melhor, ela estranha desconhecidos. 
Como identificar - É uma reação orgânica, parecida com a que ocorre com você. O choro pode ser acompanhado por um pequeno salto e berros. 
O que fazer - Pegue-o no colo e faça carinhos até ele se acalmar.

EXCESSO DE ESTÍMULO 
Causa -Lugares agitados, muito barulho, brincadeiras ou colo.
Como identificar - O bebê fica rabugento, o choro é quase uma reclamação.
O que fazer - Tenha paciência e leve a criança para um ambiente tranqüilo. 

DENTES 
Como identificar - A criança baba mais, quer colocar tudo na boca e perde o apetite. As gengivas ficam vermelhas e inchadas e o bebê choraminga. Este choro ocorre entre os 7 e os 12 meses de idade. 
O que fazer - Ofereça um mordedor para ajudar a rasgar a gengiva ou use pomadas específicas. É importante escovar as gengivas com gaze ou toalha molhada. Além de higienizar, você ajuda a aliviar a coceira.

CÓLICA
Causa - O sistema digestivo do bebê ainda é imaturo e também é possível que a ansiedade dos pais, comum no primeiro filho, passe para a criança e cause o desconforto. A cólica costuma ter pico até os 3 meses e é mais freqüente após as mamadas e no começo da noite. 
Como identificar - O bebê enruga a testa, seu abdome fica distendido e o choro é agudo e prolongado. 
O que fazer - Faça massagem, esticando e encolhendo as pernas dele. Outra dica é mantê-lo o mais ereto possível enquanto mama, para não engolir ar. Ou, ainda, segurá-lo apoiado no seu braço dobrado, com a barriga virada para baixo, para que ele solte gases. 

CALOR OU FRIO
Causa - Excesso ou falta de agasalhos. 
Como identificar - Quando o choro é por calor, a criança fica suada e molhada na raiz do cabelo. A pele pode ficar pegajosa e com brotoejas. No frio, as extremidades ficam geladas, como dedos das mãos e dos pés. O som é alto. 
O que fazer - Tire ou coloque roupas. A criança está em uma temperatura confortável quando o nariz e as bochechas estão mornos. 

SONO
Causa - Cansaço 
Como identificar - O choro é alto e nervoso. 
O que fazer - É preciso acalmá-lo. Abaixe as luzes, fique em um ambiente tranqüilo e cante para seu filho enquanto o embala. Tenha paciência, porque pode demorar um pouco para ele parar de chorar. 

LIMPEZA
Causa - Fralda suja. O choro é porque o contato da urina ou das fezes incomoda e pode ter provocado assaduras. 
Como identificar - O bebê se retorce porque a pele fica irritada e ardida. 
O que fazer - Troque a fralda e use uma pomada contra as assaduras. Às vezes, vale deixá-lo sem fralda para a pele respirar.

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Smartphones e as crianças

Smartphones são a nova estratégia para acalmar as crianças
Os celulares ganharam o topo da lista - no lugar das chupetas - dos objetos mais usados pelas americanas quando os filhos choram

Os tempos mudaram, e parece que as técnicas para acalmar as crianças também. Uma pesquisa feita com 1.650 mães realizada pela Asda, uma rede de supermercados norte-americana, descobriu que 27% delas oferecem seus smartphones para os filhos quando eles choram. As chupetas, por outro lado, são usadas por apenas 9% das entrevistadas. 

Segundo o pediatra Sylvio Renan de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o aparelho pode ser uma boa maneira de distrair crianças de 2 anos ou mais, mas sempre com limites. O tempo máximo de "tela" - TV, celular, computador - estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de duas horas por dia. “Para essas crianças, o uso do smartphone é uma boa solução já que os aparelhos têm alguns jogos que estimulam a coordenação cognitiva e a criatividade da criança", diz o especialista.

A solução para o choro se torna mais um problema quando a criança deixa de brincar de outras formas e só quer saber do celular. Ainda bem que os números da pesquisa americana mostram que a maior parte das mães segue essa recomendação: 40% delas disseram que não deixam o filho ficar com o smartphone por mais de 10 minutos. 


Quando oferecer o aparelho para seu filho brincar, observe se ele mantém a tela a uma distância mínima de 30 centímetros dos olhos. Dessa forma, a luz não prejudica o desenvolvimento ocular, que se completa até os 8 anos. "Normalmente, as crianças se adaptam bem. Elas conseguem ajustar a visão dos olhos ao objeto. Os pais devem ficar de olho caso o filho aproxime muito o celular do rosto, o que pode ser sinal de algum problema na visão", alerta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP).

Já, para os menores de 1 ano, que ainda não sabem brincar com o aparelho e, claro, vão colocá-lo na boca, Barros diz que a chupeta é melhor que o celular na hora de acalmar o filho. “Carregamos o celular para todos os lados, na rua, no trabalho, na bolsa. O risco de contaminação é bem grande", alerta. 

Temos usado o smartphone com frequencia com a Giovana. Ela ainda não tem 1 aninho mas se diverte quando colocamos os vídeos ou músicas que ela gosta. Principalmente se for algum da Galinha Pintadinha ou mesmo Rosa de Saron.

Quando acorda de madrugada chorando usamos novamente o celular, agora para colocar músicas de ninar... funciona viu! Até a gente acaba adormecendo.
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13 de julho de 2012

Saltos de Desenvolvimento

Lendo o Blog da minha Amiga Vanesca encontrei uma postagem muito interessante que reproduzo a seguir:

São 7 os saltos de desenvolvimento. Nos dias que precedem cada salto o bebê passa por uma crise, em que fica mais manhoso do que o costume.

SALTO 1 – 5 semanas (1 mês) - Por volta de 5 semanas de idade, o bebê passa por uma série de mudancas, que influenciam tanto os sentidos, como o metabolismo e os órgãos internos.
Como recém nascidos os bebês só conseguem se concentrar e enxergar coisas dentro do limite de 25 centímetros de distância e em tons de cinza. Agora esse limite se expandiu para 30cm e em cores. O bebê passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e passa a ficar acordado por mais tempo. Seus sentidos ficam mais sensíveis. Essas mudancas são confusas para o bebê. De repente eles requerem mais atenção e carinho. É também nessa época que os pais reparam que o bebê começa a chorar com lágrimas.
Depois desse primeiro salto o bebê vai poder olhar para as coisas por mais tempo, sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes, e ficar mais tempo acordado.
Os pais podem ajudar o bebê dando mais atenção e carinho, cantando e dando tapinhas no bumbum.

SALTO 2 – 8 semanas (2 meses +/-) Com oito semanas de idade o bebê repara na repetição de formas e estruturas no seu mundo. Ele começa a perceber diferenças nos sons, cheiros e sabores. Ele percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros. O bebê começa também a experimentar com sua voz. Mas todos essas novas experiências fazem com que o bebê fique mais dengoso/manhoso. O bebê provavelmente passa a procurar mais o peito, sem no entanto querer mamar o tempo todo. Isso pode deixar a mãe preocupada em ter leite suficiente. Mamar é simplesmente a única maneira que o bebê conhece de ser confortado. É também nessa fase que o bebê começa a mostrar um pouco de sua personalidade, já que é agora que os pais começam a reparar quais coisas, cores e sons que o bebê gosta mais.
Depois desse salto o bebê vai poder virar a cabeça na direção de algo interessante, emitir sons conscientemente, descobrir as mãos.
Os pais podem ajudar nessa fase estimulando o bebê nas suas descobertas com brinquedos coloridos e fofinhos que ele possa treinar em segurar. Nessa idade o bebê já pode brincar cerca de 15 minutos sozinho.

SALTO 3 – 12 semanas (3 meses) O bebê descobre mais nuances. Nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa. Os pais são o ponto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. O bebê pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar o mundo que o rodeia, ele é também muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos bracos dos pais.
Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida; vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais; vai perceber que pode gritar.
Dicas do que os pais podem fazer nessa fase para ajudar no desenvolvimento:
* Quando o bebê “falar”, imitar o som que ele emite para encorajá-lo a se comunicar.
* Deixar que o bebê sinta diferentes coisas com as mãos, para que ele perceba que as coisas podem ser fofas, duras, quentes, frias, molhadas, etc.
* Mostrar coisas que o interessam para encorajá-lo a tentar alcancá-las com as mãos.
* Erguer o bebê no alto e brincar de aviao.
* Sentar-se inclinado e deixar o bebê “escalar” o seu corpo.
* Sentar o bebê no seus joelhos de frente para você e balançá-lo de um lado para o outro.

SALTO 4 – 19 semanas (4 meses e meio) O bebê começa a entender que ele pode alcancar coisas, sacudí-las e colocá-las na boca. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. O bebê vai ficar manhoso e precisar de seu porto seguro: os pais.
Depois desse salto o bebê vai poder, quando deitado de barriga pra baixo, virar e e ficar deitade de costas; se arrastar pra frente ou pra trás; passar uma coisa de uma mao para outra; olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho; empurrar a mamadeira ou o peito quando estiver satisfeito.
Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:
* brinquedos de borracha na banheira;
* rasgar/amassar papel que faz barulho;
* sacudir potes com algo dentro;
* olhar fotos de outros bebês;
* cantar.

SALTO 5 – 26 semanas (6 meses) O bebê já consegue coordenar os movimentos dos bracos e pernas com o resto do corpo. Ele entende agora a distancia entre as coisas. Ele passa a entender que quando a mamãe anda, ela vai pra longe e isso o assusta. Ele fica dengoso. Nessa idade ele começa a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, etc. e usam isso em suas brincadeiras.
Depois desse salto o bebê vai ficar interessado em, por exemplo, etiquetas na roupa, levantar tapetes para olhar o que tem embaixo, esvaziar armários e estantes, reclamar quando a mãe sai de perto, se apoiar pra ficar de pé.
Brinquedos interessantes para essa fase:
* Blocos de montar;
* Bolas leves;
* Livro de figuras;
* Carrinhos com portas que abrem;
* Brinquedos que fazem barulho.

SALTO 6 – 37 semanas (8 meses e meio) O bebê agora começa a explorar as coisas de uma forma mais metódica. O bebê passa a entender que as coisas pertencem a grupos como, por exemplo, banana e arroz sao comida, e que um cavalo é um cavalo, mesmo que seja ao vivo ou em um livro.
Brincadeiras interessantes para essa fase:
* Portas, gavetas;
* Panelas com tampas;
* Almofadas e cobertas para engatinhar por cima e por baixo;
* Bolas de vários tamanhos;
* Balanço.

SALTO 7 – 46 semanas (11 meses) O bebê, no lugar de separar as coisas, passa agora a juntar as coisas. Percebe que existe ordem nas coisas e atitudes. Que por exemplo, a meia se coloco no pé e os brinquedos nas caixas, etc. Com isso o bebê fica mais consciente sobre suas próprias atitudes.
Depois desse salto o bebê vai poder apontar para algo ou pessoa a pedido seu; querer falar no telefone e enfiar chaves nos buracos de chave; procurar algo que você escondeu; tentar tirar a própria roupa.
Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:
* Trenzinho;
* Boneca com mamadeira;
* Tambores, panelas ou algo pra bater;
* Carrinhos, em que o bebê pode sentar em cima e empurrar com as pernas;
* Blocos de montar;
* Imagens de pessoas ou animais.

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9 de julho de 2012

Batizado da Giovana

No dia 8 de Julho batizamos nossa pequena Giovana. Escolhemos o Santuário de Aparecida do Norte para realizarmos o tão esperado Batizado. Antes mesmo dela nascer eu e o Fê já tinhamos escolhidos os padrinhos, minha irmã (Tia Paula) e o irmão dele (Tio Dú). Porém a vida foi se encaminhando de um jeito diferente... Infelizmente o Tio Dú não pode estar aqui para batizar nossa menina, mas terá um lugar especial pra nós. Para assumir o papel de Padrinho convidamos o marido da minha irmã, meu cunhado, (Tio Rô).

Tenho certeza que fizemos uma ótima escolha, afinal os padrinhos da Gi estão sempre presentes na sua vida. Participam ativamente do seu desenvolvimento, acompanham (mesmo de longe) cada passo de suas conquistas.

O dia estava frio, chuvoso, infelizmente não puderam comparecer pessoas queridas. Mas o verdadeiro objetivo foi alcançado: Minha filha está batizada!

Gi, minha filha querida, te amo demais!
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