14 de julho de 2012

Smartphones e as crianças

Smartphones são a nova estratégia para acalmar as crianças

Os celulares ganharam o topo da lista - no lugar das chupetas - dos objetos mais usados pelas americanas quando os filhos choram

Os tempos mudaram, e parece que as técnicas para acalmar as crianças também. Uma pesquisa feita com 1.650 mães realizada pela Asda, uma rede de supermercados norte-americana, descobriu que 27% delas oferecem seus smartphones para os filhos quando eles choram. As chupetas, por outro lado, são usadas por apenas 9% das entrevistadas. 

Segundo o pediatra Sylvio Renan de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o aparelho pode ser uma boa maneira de distrair crianças de 2 anos ou mais, mas sempre com limites. O tempo máximo de "tela" - TV, celular, computador - estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de duas horas por dia. “Para essas crianças, o uso do smartphone é uma boa solução já que os aparelhos têm alguns jogos que estimulam a coordenação cognitiva e a criatividade da criança", diz o especialista.

A solução para o choro se torna mais um problema quando a criança deixa de brincar de outras formas e só quer saber do celular. Ainda bem que os números da pesquisa americana mostram que a maior parte das mães segue essa recomendação: 40% delas disseram que não deixam o filho ficar com o smartphone por mais de 10 minutos. 


Quando oferecer o aparelho para seu filho brincar, observe se ele mantém a tela a uma distância mínima de 30 centímetros dos olhos. Dessa forma, a luz não prejudica o desenvolvimento ocular, que se completa até os 8 anos. "Normalmente, as crianças se adaptam bem. Elas conseguem ajustar a visão dos olhos ao objeto. Os pais devem ficar de olho caso o filho aproxime muito o celular do rosto, o que pode ser sinal de algum problema na visão", alerta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP).

Já, para os menores de 1 ano, que ainda não sabem brincar com o aparelho e, claro, vão colocá-lo na boca, Barros diz que a chupeta é melhor que o celular na hora de acalmar o filho. “Carregamos o celular para todos os lados, na rua, no trabalho, na bolsa. O risco de contaminação é bem grande", alerta. 

Temos usado o smartphone com frequencia com a Giovana. Ela ainda não tem 1 aninho mas se diverte quando colocamos os vídeos ou músicas que ela gosta. Principalmente se for algum da Galinha Pintadinha ou mesmo Rosa de Saron.

Quando acorda de madrugada chorando usamos novamente o celular, agora para colocar músicas de ninar... funciona viu! Até a gente acaba adormecendo.

Nenhum comentário: