24 de fevereiro de 2012

Giovana - 4 Meses

Fome menos frequente: Agora, com 4 meses de idade, seu bebê tem um estômago maior, por isso não sentirá necessidade de se alimentar com tanta frequência - apenas 5 ou 6 vezes por dia. O apetite dele vai diminuindo, e ficando mais parecido com o de crianças maiores e adultos, mas mesmo assim ele continuará engordando e crescendo (embora num ritmo um pouco menor que o dos meses anteriores).  A atenção dele começa a se voltar para outras pessoas e situações enquanto ele mama, e, embora seja ótimo vê-lo entusiasmado e respondendo a novidades, a hora da alimentação pode ficar mais difícil. Se o seu filho se distrai facilmente, tente alimentá-lo em um local bem tranquilo. (Realmente as mamadas estão mais espaçadas e quando está mamando quando ouve uma voz conhecido pára de mamar, isso acontece principalmente quando ouve a voz do seu pai).

Rola para cá e rola para lá: Quando estiver de bruços, o bebê vai levantar a cabeça e os ombros, usando os braços como apoio. Essa "miniflexão de braços" ajudará a fortalecer seus músculos, além de oferecer uma melhor visão do que está à sua volta. Ele poderá até surpreender você (e a ele mesmo!) rolando de costas para a frente ou vice-versa. Para incentivá-lo, deixe um brinquedo perto do lado para onde ele costuma virar, e quem sabe ele vai querer tentar rolar de novo. Comemore cada tentativa - ele talvez precise do seu apoio moral, porque novidades tão grandes tendem a assustá-lo. (A Gi não gosta de ficar de bruços, mas quando a carregamos de frente fica com a cabecinha durinha olhando para lá e para cá. Adora ficar em pé! Fica toda sorridente!)

Já está na hora de começar a dar outros alimentos?: Nos primeiros 4 a 6 meses de vida, o bebê recebe todos os nutrientes de que precisa através do leite materno ou das fórmulas lácteas. Mesmo assim, os pais costumam ficar ansiosos para introduzir logo os alimentos sólidos na dieta infantil. Converse com seu pediatra antes de tomar uma decisão. A introdução de alimentos (como frutas ou sopinhas) pode até ser considerada, agora que o sistema digestivo está mais desenvolvido e o reflexo de propulsão da língua começa a desaparecer; no entanto, muitos médicos aconselham que se espere até os 6 meses -- a orientação do Ministério da Saúde também é essa. Esperar um pouco mais para apresentar os alimentos sólidos ao bebê pode reduzir o risco de reações alérgicas, além de garantir que o leite (materno ou fórmula láctea) não seja preterido no cardápio do bebê. (O pediatra da Gi já liberou suquinho para ela. Entre as 4 frutas liberadas para o suco estão: laranja, maracujá, melancia e melão. Ela só gostou da laranja lima, e mesmo assim toma 10ml no máximo.)

Tudo na boca: O bebê consegue pegar um objeto, mesmo que não na primeira tentativa. Uma vez que tenha posto as mãos em alguma coisa, ele vai estudá-la um pouquinho e, logo depois, vai tentar colocá-la na boca. É possível que você note que ele está babando mais. Alguns bebês começam a ter sinais de dentição já aos 4 meses, mas o primeiro dente geralmente só aparece mesmo após os 5 ou 6 meses. Estimule seu filho a explorar e brincar com vários objetos, como, por exemplo, uma simples fralda de pano limpa. Veja como ele chupa e segura e amassa o tecido. Dê um chocalho ao bebê para que ele se entretenha com o som. Neste estágio, um brinquedo em forma de arco com penduricalhos, colocado acima da criança deitada no berço ou no chão, permite que ela descubra o fenômeno de causa e efeito, ao movimentar uma alavanca e fazer um sino tocar. Outro brinquedo excelente para a criança é a água: observe como ela se diverte na hora do banho. Toda aquela molhadeira, afinal, tem fins cognitivos (um bom consolo na hora de arrumar a bagunça - sem contar o sorriso no rosto dele!). (Temos que tomar cuidado com que está por perto da Giovana, se ela alcançar com sua mãozinha, imediatamente leva a boca. O pedriatra nos orientou para mantermos não só as nossas mão limpas como a dela também. Nossa pequena adora seus brinquedinhos. Entre os preferidos dela estão uma centopéia (adora morder seu nariz),  um elefantinho que faz barulho de chocalho e quando pendurado fica com as patinhas balançando e seu dadinho colorido que além de fazer barulho de plastico quando é apertado ela é apaixonada pelo espelho que tem nele. Há cerca de 1 mês e meio ela não está chorando mais para tomar banho, agora se diverte batendo as perninhas.)
Brincando sozinho: Nesta etapa, seu filho brinca com os pés e mãos sozinho por alguns minutos. Milagre! De repente você acha que tudo está calmo demais no quarto, vai dar uma olhada e acaba descobrindo que o bebê, que até então precisava de sua atenção para tudo, está se entretendo por conta própria. Quem sabe vai até ser possível voltar a ler o jornal. (Ela fica um tempinho brincando sozinha com seus brinquedos, mas logo que percebe que está sozinha chora.)

Compreensão do papel da linguagem: Especialistas acreditam que aos 4 meses seu filho compreende todos os sons básicos da língua falada em casa. Entre 4 e 6 meses, ele desenvolve a capacidade de produzir alguns sons, tais como "ma-ma" ou "da-da", mesmo que ainda não os ligue à mãe nem a nenhuma outra pessoa. Também consegue participar de jogos de imitação e vai tentar reproduzir algo que você diga. Estimule a comunicação do seu bebê copiando suas expressões e sons. Ao perceber uma reação quando emite sons e tenta verbalizar alguma coisa, a criança aprende a importância da linguagem e começa a entender o conceito de causa e efeito. Ela passará a notar que o diz faz diferença. (A Gi adooooooora conversar! Fica emitando diversos sons em tons diferentes. As vezes chega a gritar! Isso acontece principalmente quando estou ao telefone ou contando história para ela. Todos os dias eu leio uma historinha para minha filha! Vou fazendo vozes diferentes! Ela toda sorridente tenta me imitar).

Gosto por muitas cores: Os bebês enxergam cores já a partir do nascimento, mas têm dificuldade em distinguir tonalidades semelhantes, como o vermelho e o laranja. Por isso, eles tendem a preferir preto e branco, ou cores bem contrastantes. Entre 2 e 4 meses, no entanto, a diferença das cores fica mais evidente, e o seu bebê começa a perceber tons mais parecidos. Ele provavelmente tenderá a gostar mais das cores primárias. Móbiles com essas cores (colocados fora do alcance da criança), pôsteres com cores vivas e livros com ilustrações chamativas despertarão a atenção. (Seus olhinhos brilham com as cores e principalmente brilho!)

Mais seletivo com pessoas: Aos 4 meses, o bebê pode reagir à sua presença, sua voz e até suas expressões faciais com chutinhos e balançando os braços. Por volta desta época, seu filho, que até agora provavelmente distribuiu sorrisos a todos que conheceu, começa a ficar seletivo em relação às companhias. Em grandes grupos ou entre pessoas desconhecidas, ele talvez precise de um tempo para se soltar. Dê esse tempo a ele na presença de estranhos ou ao deixá-lo sob os cuidados de alguém. Você também vai notar que, quando está seguro no seu colo, ele fica interessado em interagir com outras pessoas, especialmente crianças mais velhas e barulhentas. (É tão gostoso ver sua filhinha sorrindo quando ouve sua voz! O pai também fica todo bobo quando ele chega do trabalho e ela olha para ele e dá aquele sorrisão!)

Filha, estou a cada dia que passa mais apaixonada por você! Te Amo!

Nenhum comentário: