29 de janeiro de 2011

A Arte de Slingar

Na postagem anterior quando escrevi sobre a dança materna conheci o sling. Compartilho com vocês o que aprendi sobre a arte de Slingar...


O que é Sling?
Basicamente o sling é uma faixa de pano de 2,20 m de comprimento e 1 m de largura, numa das extremidades dessa faixa são afixadas duas argolas. A fixação das argolas é feita através de uma dobra do pano, para que essa largura de pano possa passar por um diâmetro de aproximadamente 6 cm (que é a largura da argola). Cada tipo de dobra dá um aspecto diferente ao sling em si. Slings custam muito menos do que qualquer carrinho, bebê conforto ou  mochila para carregar bebê. Podem ser usados todos os dias pelo tempo que quisermos. O fator limitante será o peso do bebê/criança, em média, 20kg, com relação ás nossas costas. Estima-se esse peso para crianças entre os 3 e meio e 4 anos de idade.

Vantagens físicas ao “slingar” seu bebê.
O sling imita a posição natural dos braços maternos ao carregar o bebê. Ele segue a linha natural da coluna do bebê e não a pressiona diretamente em nenhum ponto. Diversos pediatras já receberam seus pequenos pacientes, slingados em suas respectivas mamães e aprovaram!
Ao transportá-la dessa maneira, e mais ainda na posição vertical, você estará prevenindo a regurgitação e reduzindo a formação das cólicas, favorecendo a digestão.
Quando a criança começa a sentar, o sling também permite o novo movimento, ainda sendo vantajoso, pois mantém as perninhas juntas, não forçando-as a se manter abertas, numa fase em que as articulações do quadril  ainda estão se formando. 
A criança e o bebê ao ser transportada num sling usufrui de movimento, prazer, calor humano, segurança e todos os sons ao qual estava acostumado na barriga. Os movimentos da mãe e o som de seus batimentos cardíacos estimulam seu sistema nervoso, particularmente o sistema que controla o equilíbrio do corpo.  

O movimento experienciado pelo bebê num sling o encoraja a dormir durante e depois de ser transportado. Muitas mães me retornam comentando que acomodam seus pimpolhos(as) no sling e puft, as crianças dormem... O slingar favorece o desenvolvimento do senso de balanço, dos músculos do pescoço e das costas e de todos os aspectos psicomotores.  Contrariando o que poderíamos pensar, crianças sentam e andam mais cedo nos países onde essa cultura predomina.

Por quê “vestir” seu bebê?
Um sling é mais confortável para os pais pois acomoda adequadamente o peso da criança pelos ombros e costas. Não há cintas, nem amarras que cruzam o corpo.  Tudo isso permite que os pais “slinguem” seus bebês por mais tempo sem se cansar, com maior facilidade na hora de colocar e tirar o sling.
O sling permite que os bebês tenham a mesma visão que o adulto, no mesmo nível de altura, nas atividades desenvolvidas.  Isso os deixa mais seguros e permite que eles observem de uma forma harmônica  tudo e todos no mundo real. Bebês “slingados” são muito sociais e calmos. 

Bebês “slingados” choram menos que outros pois o contato contínuo com um adulto significa que este adulto percebe imediatamente as necessidades do bebê e pode satisfazê-las sem espera. Pais que “slingam” seus bebês desenvolvem uma forte comunicação com a criança/bebê e compreendem melhor e mais rápido qualquer sinal de stress da criança.

“Slingar” um bebê reduz seu choro e inquietação em 43% durante o dia e 51% durante a noite, de acordo com um estudo em Pediatria datado de 1996. “Slingar” reforça a sensação de competência e auto-suficiência nos pais, dando-lhes certeza na maneira de satisfazer as  necessidades da criança.

Também vou querer!!

Nenhum comentário: