29 de janeiro de 2011

Dança Materna

Essa semana eu vi num programa de TV uma reportagem sobre Dança Materna, achei muito interessante e fui pesquisar mais sobre o tema.


"O objetivo da aula de Dança Materna é aliar uma atividade física para mamães no delicado período de pós-parto a uma experiência rica em cumplicidade com os filhos a partir de um mês e meio de idade. Cada aluna prende o bebê a um carregador de pano chamado sling, usado como uma bolsa, e embala as crianças enquanto dança.Os primeiros meses após a gravidez são muito trabalhosos e exaustivos para as mulheres.
Então, depois que o bebê nasce, a mãe se sente muito cansada e hesita em sair de casa. Esse é um momento para ela curtir sem preocupações.

Benefícios para a mãe: Retorno à vida social, otimização da redução de peso, reeducação corporal (que evitará ou minimizará problemas posturais, inclusive na maneira de carregar e amamentar o bebê), fortalecimento do vínculo com o filho.


Benefícios para o bebê: Proximidade com a mãe e aconchego fazem com que o bebê sinta-se amado, protegido e ajuda a reduzir a incidência de cólicas. O balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem da aula calmíssimos e muitas vezes, dormindo. Outra vantagem é que o peito da mãe está ao alcance do bebê. Frequentemente eles mamam durante a aula enquanto dançam com a mamãe.


Dança Materna para Gestantes
Dançar na gestação possibilita que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria. Colabora para que o corpo se reequilibre e sustente harmoniosamente o ganho de peso. Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê.
Por combinar exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento, respiração e dança, contribui com a preparação para o parto, quando precisamos conciliar momentos de ação e de entrega".

Eu ameeeeeeeeeeeeeeei a idéia! Acredito que realmente os ganhos com essa dança são muito positivos. Vale lembrar que os pais também podem participar.

Nenhum comentário: