2 de março de 2011

3ª Semana - O óvulo foi fecundado

Seu bebê: Uma minúscula sementinha – é assim que seu futuro bebê se parece agora. O óvulo acabou de ser fecundado pelo espermatozóide. E, ao longo dos próximos sete dias, ele se dividirá em várias células, iniciando uma longa trajetória. Descerá a trompa e seguirá rumo ao útero. Ali, na forma de blastócito – uma bola de células cheia de líquido –, ele se fixará na parede uterina e continuará seu desenvolvimento. Nessa terceira semana, ele tem cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete.

Sua gravidez: Ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os enjôos, a fadiga e a vontade freqüente de urinar – sintomas clássicos do início da gestação – só aparecerão nas próximas semanas. Porém algumas mulheres podem notar um pequeno sangramento no momento da fertilização, exatamente quando o espermatozóide se une ao óvulo. Se você estava planejando engravidar, já deve estar tomando suplementos de ácido fólico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Eu estava tomando o ácido fólico desde dezembro de 2010. Nem desconfiava que dentro do meu corpo estava acontecendo toda essa magia!!

Nenhum comentário: