5 de março de 2011

6ª Semana - O coração bate acelerado

Seu bebê - O tum-tum da vida não pára. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 100 a 130 vezes por minuto – bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, no 21º dia de gravidez, lembra um pequeno tubo nesta sexta semana e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre. O embrião já tem a base do que serão seus pulmões e nariz. O cérebro também não pára de crescer e os membros estão ganhando forma. Em breve, surgirão as mãos, os pés e os dedinhos.

Sua gravidez - Talvez os enjôos matinais estejam incomodando você nestes dias. Não se preocupe, pois esse sintoma é comum nas primeiras semanas. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite. Outras sofrem com azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Aproveite a semana para agendar uma consulta com o seu dentista e avaliar como está a sua saúde bucal – acredite, isso também é importante durante a gravidez.

Esse sábado completo 6 semanas de gestação, ainda não estou sentindo nenhum mal estar, somente cólicas que surgem de vez em quando. Muitas pessoas ficam apreensivas com as cólicas no inícios da gestação. Segundo os médicos, dores uterinas durante a gestação são relativamente comuns e normais desde que não sejam muito frequentes e intensas. Já se as cólicas se tornam corriqueiras e fortes, é importante relatar o fato ao obstetra que faz o acompanhamento pré-natal. O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são a época mais sujeita a cólicas. Se for a primeira gravidez, as cólicas podem acontecer pelo próprio crescimento uterino.

Nenhum comentário: